1. Crie um atalho para as configurações do teclado.

Normalmente, para acessar as configurações do Gboard, você precisa abrir o teclado em algum aplicativo. Para economizar esse tempo, dá para criar um atalho para as configurações. Para isso, abra o teclado em qualquer aplicativo de mensagens, aperte e segure sobre a vírgula e então deslize o dedo para a engrenagem:

Reprodução

Em seguida, selecione a opção “Config. do teclado Gboard”. Isso levará você até o menu de configurações do aplicativo. Selecione então a última opção, “Avançado”.

publicidade

Reprodução

Nessa tela, a segunda opção diz “Mostrar ícone do app”. Certifique-se de que ela está ativada. 

Reprodução

A partir daí, você passará a ver um ícone do Gboard na sua lista de aplicativos. Clicar nesse ícone levará você até as configurações do teclado. É a partir desse menu que você poderá alterar as demais características do aplicativo.

Reprodução

2. Deixe a fileira de números sempre visível

Alguns teclados têm uma fileira de números permanente em cima das letras. O teclado do Google por padrão não tem, mas é possível alterar isso rapidamente. Acesse as configurações do teclado e selecione a opção “Preferências”:

Reprodução

Nesse menu, ative a primeira opção, “Linha de números”:

Reprodução

Seu teclado ficará assim:

Reprodução

3. Aumente ou diminua o tamanho das teclas:

Se você acha que as teclas do Gboard são pequenas demais para os seus dedos, ou que o teclado ocupa espaço demais na tela, saiba que é possível alterar isso. Para fazer isso, acesse as configurações do teclado e selecione “Preferências”. Em seguida, desça a tela até chegar à aba “Layout”. Nela, procure por “Altura do teclado” e selecione essa opção:

Reprodução

É possível escolher entre cinco opções de “tamanho” para o teclado, que vão de “Curto” (com teclas menores) até “Alto” (teclas bem grandes). Veja abaixo uma comparação dos dois tamanhos extremos:

Reprodução

Reprodução

4. Impeça que o autocorretor mude o que você escreve:

Seu corretor anda trocando “e” por “é”, “mãe” por “mão” ou “da” por “dá”? Se você quiser impedir que ele faça isso, é fácil. Acesse as configurações do teclado e vá na opção “Correção de texto”. Nela, sob a aba “correções”, desative a primeira opção, “Correção automática”:

Reprodução

Com essa mudança, o teclado não mudará nada do que você digita.

5. Ensine palavras novas ao teclado

Por acaso você tem um apelido carinhoso para o seu/sua namorado/a que o corretor fica mudando toda vez que você escreve? Se você quiser, você pode ensinar essa palavra para o corretor; assim, ele não a mudará mais, e poderá até mesmo corrigí-la caso você escreva errado. Para fazer isso, acesse as configurações do Gboard, selecione “Dicionário” e, então, “Dicionário pessoal”.

Caso você use mais de uma língua, selecione a língua na qual você quer incluir a palavra. Você verá uma tela vazia. Clique no ícone de “+” para acrescentar uma palavra:

Reprodução

No campo que aparece, você poderá acrescentar a nova palavra. Se você quiser, pode acrescentar um atalho para ela também. Assim, sempre que você digitar o atalho, a palavra aparecerá:

Reprodução

Depois disso, basta voltar. A palavra aparecerá como parte do seu dicionário e será oferecida como sugestão quando você digitar.

Reprodução

6. Mande GIFs

Se você conversa com seus amigos pelo Allo, Messenger, Telegram ou outros aplicativos de mensagem instantânea com suporte a GIFs, saiba que você pode enviar GIFs direto pelo teclado. Para fazer isso, abra o aplicativo, abra o teclado e aperte e segure sobre a vírgula. Em seguida, deslize seu dedo para o ícone de carinhas, para acessar o teclado de emojis. Então, na parte inferior, clique sobre “GIF”. 

Reprodução

Você pode navegar pelos GIFs da lista e pelas categorias que aparecem mais embaixo. Deslize para a esquerda para ver mais opções.

Reprodução

Ainda é possível clicar na barra de pesquisa e escrever uma palavra ou expressão para encontrar GIFs adequados.

Reprodução

7. Faça buscas pelo Google direto no teclado

É claro que o grande diferencial do Gboard é ter o Google direto no seu teclado. Ao clicar no ícone de “G” do lado das sugestões de texto, é possível fazer buscas pelo Google sem precisar abrir o app:

Reprodução

Você pode então selecionar um dos resultados e enviá-lo diretamente ao seu contato, para que ele possa acessá-lo.

Reprodução

Essas dicas devem facilitar bastante as suas conversas por meio do celular! Fora elas, há também uma série de outras opções que você pode mudar explorando as configurações do teclado. Sabia, por exemplo, que é possível mudar a cor dele sem precisar instalar nenhum outro aplicativo? Veja aqui como fazer isso