Como já era previsto, a grande aposta do Facebook para os próximos tempos é vídeo, mas, para crescer na área, é preciso otimizar a plataforma para reprodução desse tipo de mídia. Por isso, a empresa anunciou nesta terça-feira, 14, mudanças na forma como executa vídeos em seus aplicativos.

A maior e pior mudança é o fato de que a rede social passará a reproduzir som quando um vídeo aparece na sua linha do tempo. O áudio surgirá no momento em que o clipe pipocar no feed, e será gradativamente reduzido conforme você rolar a página para cima ou para baixo, até o momento em que outro post ganhar destaque na sua tela.

Felizmente, a empresa ainda não removeu a opção de impedir que isso aconteça, o que significa que você ainda pode entrar nas configurações de aplicativo e desativar a opção “Vídeos no feed de notícias começam com som”. A novidade será distribuída lentamente entre os usuários, e a previsão é alcançar toda a base global até o final do ano.

publicidade

No blog oficial do Facebook, a justificativa é que os usuários esperam som quando eles mostram interesse em algum clipe, o que torna a experiência mais lisa. Por trás do discurso de benefício ao usuário, também está o fato de que a empresa quer garantir que os anúncios em vídeo tenham sua mensagem escutada pelo usuário. Há tempos a empresa se vê pressionada por anunciantes cobrando melhores resultados com publicidade em vídeo, que é muito mais valiosa que um banner ou um post promovido, uma vez que ela é facilmente ignorada quando o usuário opta por não reproduzir o conteúdo ou simplesmente o ignora por não ouvir a mensagem.

Além do áudio inesperado, o Facebook fez algumas melhorias. Se o usuário demonstrar interesse em um vídeo vertical, o aplicativo vai preencher a tela após alguns segundos, até que a pessoa decida rolar o feed para cima ou para baixo. Mais importante, porém, é o fato de a empresa trazer o recurso de picture-in-picture, que permite continuar navegando pela rede social enquanto o clipe é executado no canto da tela. No Android existe até mesmo a possibilidade de navegar pela interface do sistema e sair do aplicativo e continuar assistindo ao vídeo, algo que nem mesmo o YouTube, do Google, faz.

Por fim, o Facebook prova que quer ir além da tela do seu celular e está preparando aplicativos para reproduzir seus vídeos na Apple TV, nas smart TVs da Samsung e na Amazon Fire TV, com a possibilidade de novas plataformas no futuro, lembrando também que o app já é compatível com Chromecast há algum tempo.