Conhecida por não cobrar taxa de anuidade e praticar tratamento personalizado, a startup de tecnologia Nubank se tornou a queridinha dos brasileiros que usam cartão de crédito. Mas como entrar para o (ainda) seleto grupo de clientes? Confira abaixo:

Quem pode ter um cartão Nubank?

De acordo com a empresa, as únicas restrições para o serviço são: ter no mínimo 18 anos, morar no Brasil e ter um smartphone Android, versão 4.0 ou superior, iOS, versão 9.0 ou superior, ou Windows Phone, versão 8.1 ou superior.

O smartphone, aliás, é fator fundamental para o Nubank, já que a câmera é usada para a digitalização de documentos desde o momento do cadastro. Além disso, há ferramentas exclusivas para o celular, como o acompanhamento dos gastos em tempo real.

publicidade

Reprodução

Tarifas e juros

O cartão não cobra tarifa. Segundo o Nubank, isso é possível porque não há gastos com agências ou qualquer tipo de publicidade. A economia com a ausência de funcionários e edifícios, entre outras coisas, permite a isenção de taxas.

A empresa ganha dinheiro pelo fato de que uma pequena porcentagem de cada transação feita com o cartão é destinada às empresas financeiras que intermediam o negócio, o que inclui o Nubank e a Mastercard.

Os juros no rotativo do Nubank variam entre 2,5% e 14% ao mês, sendo que a média é de cerca de 7%, mas o valor depende da análise de crédito do cleinte. O Nubank também oferece opções de parcelamento de dívida, que é o que a empresa recomenda em caso de não-pagamento da fatura completa.

Como pedir?

Reprodução

Ao entrar neste site, clique em “Pedir meu convite” e preencha o cadastro para enviar a proposta à empresa. Será feita uma análise de crédito. “A partir do nome e CPF, coletamos dados de várias fontes disponíveis no mercado – são milhares de variáveis relacionadas ao seu histórico de consumo, crédito e pagamentos”, explica a companhia.

Você entrará na lista de espera e, caso tenha seu perfil aprovado, basta seguir os passos indicados na página. São três tipos de perfil:

Reprodução

Se você conhece algum usuário do Nubank, é possível pedir para ele um convite, o que poderá fazer com que você passe na frente na fila de espera, mas tenha em mente que o processo é meio aleatório, mesmo com convite. Existem aqueles que passam meses na fila de espera e podem conseguir uma aprovação ou não receber nenhum retorno, e aqueles que recebem aceitação imediata. Na própria redação do Olhar Digital uma pessoa passou meses sem retorno e, ao tentar refazer o cadastro, foi aprovada em questão de horas.

Como funciona o pagamento da fatura?

A fatura é enviada por e-mail para o cliente, que pode pagar o boleto pela internet, pelo aplicativo do banco desejado no smartphone ou em agências bancárias ou lotéricas.

Programa de fidelidade

Atualmente, o Nubank não tem nenhum programa de fidelidade próprio. A empresa está testando o programa de recompensas Nubank Rewards, mas ainda não há previsão de lançamento, e o serviço deve incluir algum tipo de anuidade. Enquanto isso, o único benefício do cartão é o Mastercard Surpreenda, oferecido pela Mastercard aos donos de um cartão platinum.