Usar mais de um navegador não impede mais que sites consigam rastrear os internautas. Pesquisadores desenvolveram uma técnica que permite que sites acompanhem os visitantes mesmo quando eles mudam de navegador.

As atuais técnicas de fingerprinting são altamente eficazes na identificação de internautas que usam navegadores com configurações padrão. Essas impressões digitais são o resultado de configurações específicas e personalizações encontradas em um navegador, incluindo a lista de plugins, o fuso horário selecionado e se um adblocker está sendo usado.

publicidade

Até agora, no entanto, o rastreamento era limitado a um único navegador. Essa restrição tornava inviável seguir a impressão digital deixada para trás por um navegador Firefox para um Chrome, por exemplo.

A nova técnica baseia-se em um código JavaScript que instrui os navegadores a executarem uma variedade de tarefas – essas tarefas, por sua vez, baseiam-se em recursos do sistema operacional e do hardware. Em um teste, que coletou 3.615 impressões digitais de 1.903 usuários durante um período de três meses, foi possível identificar com sucesso 99,2% dos usuários.

publicidade

Via Ars Technica