Já explicamos no Olhar Digital sobre a importância de manter seu roteador sempre atualizado. Além de trazer mais segurança, a atualização do firmware pode melhorar o desempenho do aparelho, o que resulta em uma conexão mais rápida. 

Além disso, na seção de definições do roteador é possível alterar o nome da rede, mudar a senha, aumentar o nível de segurança e até criar uma rede para convidados. Confira abaixo como acessar as configurações do seu roteador de uma maneira simples:

publicidade

1. Pressione a tecla do Windows + R, digite “cmd” e pressione “OK”;

Reprodução

publicidade

3. No prompt de comando, digite “IPCONFIG” e pressione “Enter”;

Reprodução

publicidade

4. Procure a opção “Gateway padrão” e copie o endereço IP informado;

publicidade

5. Abra o navegador e digite o IP na barra de endereços;

Reprodução

6. Uma página de autenticação que solicita o nome de usuário e a senha será carregada. Depois de informar os dados, clique em “Ok” e prossiga. Se você não souber o nome de usuário e senha, procure no manual do dispositivo ou acesse o site da fabricante. 

Depois de informar os dados acima, você será levado a uma tela parecida com essa:

Reprodução

Clique em cada uma das funções para alterá-las. A mudança pode ser feita janela por janela. Se quiser saber para que serve cada uma das seções, entre no site da fabricante do roteador. A maior parte delas costuma oferecer um resumo do que é possível fazer e até um manual do produto online.