Reprodução

 “Audaces Fortuna iuvat”
“A sorte favorece os audazes” 
Provérbio latino

Brevan Jorgenson, jovem estudante da Universidade de Nebraska, baixou da internet um software da Comma.ai para carros autônomos, gastou aproximadamente R$ 2.100,00 em hardware e fez de seu Honda Civic 2016, um carro autônomo.

Não, isto não é fake news. Jorgenson já vinha “na cola” da startup Comma.ai, fundada por George Hotz fazia algum tempo. Em dezembro de 2016, a Comma.ai lançou a última versão de seu software de código aberto chamado Openpilot, composto de um software para piloto automático adaptativo, um assistente para manter o veículo “dentro da faixa” e NEO, uma plataforma robótica capaz de rodar Openpilot. A ideia ambiciosa da plataforma é ajudar qualquer pessoa a adaptar seu carro, transformando-o em uma versão mais inteligente e autônoma.

publicidade

O caso do Openpilot é ainda mais interessante, quando observamos que Hotz está usando práticas do universo do software livre, compartilhando o Openpilot com a comunidade de desenvolvedores para testes e melhoria do código fonte. Linus Torvalds fez isso com o Linux e revolucionou o mercado de sistemas operacionais para PCs. A Comma.ai segue na direção oposta da Tesla de Elon Musk e outros gigantes da indústria automobilística, os quais mantém proprietário seu software de piloto automático. Código aberto ou proprietário, o mercado de tecnologia para carros autônomos foi estimado pelo Boston Consulting Group em 42 bilhões de dólares até 2025. Enquanto isso, é bem provável que o Honda Civic 2016 de Jorgenson já esteja valendo alguns dólares a mais.

Nota 1
O jovem Jorgenson revelou que testou o Openpilot numa rodovia interestadual, à noite, sozinho. Assim, se algo desse errado, somente ele poderia se machucar. Se você não tiver a mesma coragem de Jorgenson, pode começar com uma torradeira, mantendo um extintor de incêndio por perto, just in case.

Nota 2
Openpilot no github

Hashtags  
#carroautônomo #autonomia #carro #inteligênciaartificial #IA #robótica #tecnologia #softwarelivre #sofware #platforma #openpilot  #comma.ai  #Tesla  #elonmusk  #automação  

Follow: @rdmurer