Uma das iniciativas do Google para levar internet a mais pessoas do mundo é o chamado Projeto Loon. O plano consiste em espalhar balões por regiões mais afastadas de centros urbanos, fornecendo conexões gratuitas de 4G num raio de 80 quilômetros. Um desses balões caiu na semana passada no Brasil.

O balão de 15 metros de diâmetro caiu na zona rural de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina, capital do Piauí. O incidente aconteceu na madrugada da sexta-feira, 17, segundo o site CidadeVerde.com, que inclusive tem fotos do ocorrido. Procurada pelo Olhar Digital, a assessoria do Google confirmou a queda do equipamento, mas não explicou o que aconteceu.

“Após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes”, explicou um porta-voz do Projeto Loon no Brasil. O local da queda, segundo o Google, é próximo de onde foi realizado um piloto do projeto há dois anos.

O Google também disse que “uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão” para que possam descobrir o que aconteceu. “Agradecemos a hospitalidade da comunidade local, e [pedimos] desculpas pela surpresa!”, disse ainda a empresa. Os balões não são tripulados, portanto ninguém saiu ferido.

publicidade

Não é a primeira vez que um balão de internet do Google sofre uma fatalidade. Em abril do ano passado, um deles caiu em uma fazenda no Chile, a cerca de 500 quilômetros ao sul da capital Santiago. O projeto em si, apesar de ter começado com o Google, hoje é administrado pela X Company, uma empresa que pertence à Alphabet, mesma dona do Google.