Aqui está um rumor que pode agradar alguns e incomodar outros tantos: de acordo com o Wall Street Journal, o novo iPhone pode abandonar definitivamente o conector Lightning em favor do USB-C.

Tecnicamente, não há objeções sobre a possível troca. As portas são similares em vários aspectos, mas o USB-C tem algumas vantagens, como o fato de ser reversível (não importa qual ponta você liga na tomada e qual você liga no celular) e ser um novo padrão da indústria, o que ganha pontos devido à interoperabilidade com outros dispositivos.

No Olhar Digital, já escrevemos um artigo citando como o principal problema no iPhone 7 não era a ausência de uma porta convencional para fones de ouvido, mas sim a aposta no conector Lightning. Afinal de contas, fones para essa entrada funcionam exclusivamente no celular da Apple; nem mesmo os Macs trazem tal porta. Enquanto isso, o USB-C vai aparecer em praticamente todos os celulares Android e em praticamente todos os novos computadores. Portanto, se você vai substituir a porta de 3,5 mm para fones, o USB-C é muito mais recomendável do que o Lightning.

O problema de uma ação dessas por parte da Apple é que a empresa já construiu um ecossistema de acessórios inteiro sobre a porta Lightning. A troca pelo USB-C forçaria a empresa a incluir ainda mais adaptadores entre a sua linha de produtos, que já está bastante confusa. Ao menos, Macbooks e iPhones passariam a funcionar melhor em conjunto.

publicidade

O Wall Street Journal também traz outros rumores com um pouco mais de substância. Espera-se que a Apple lance três iPhones diferentes neste ano. Dois deles serão atualizações dos aparelhos de 2016, enquanto o terceiro deve ser mais “premium”, com uma tela curva de OLED.

Via The Verge e Wall Street Journal