Empresas de mídia normalmente usam táticas bem agressivas para combater a pirataria, especialmente através de processos jurídicos e denúncias que tiram sites inteiros do ar. Dessa vez, porém, a indústria lançou mão de uma estratégia diferente.

Uma distribuidora de cinema da Costa Rica criou um clone do KickassTorrents, famoso site de conteúdo pirata derrubado no ano passado. O clone, chamado LegalTorrents.net, tem como objetivo “converter” os usuários que estão atrás de pirataria para o lado “legalizado” do consumo de mídia.

publicidade

Todo o layout do site lembra o KickassTorrents, incluindo até links magnéticos para o download dos torrents. Acontece que, após puxar um desses links e baixar um “filme”, o que o usuário vê no fim do download não é o título que quis baixar, mas apenas um trailer.

No final desse trailer há uma mensagem que explica “os males da pirataria”. Junto a isso, o falso torrent ainda vem com um endereço de e-mail, no qual o usuário pode se cadastrar e concorrer a um par de ingressos para ver o filme desejado numa sala de cinema mais próxima.

publicidade

“Oferecendo ingressos, nós queremos lembrar que o cinema é uma experiência que vai além do computador”, explicou Alonso Solís, gerente de marketing da empresa que criou o LegalTorrents.net. “Nós queremos abordar todos aqueles que tentam levar adiante esse tipo de ação ilegal e conscientizar as pessoas através de um reforço positivo.”

Via TorrentFreak