A IBM possui planos de construir o primeiro computador quântico universal disponível para venda com foco no mercado corporativo. A empresa anunciou que disponibilizará seus sistemas de computação quântica através da plataforma IBM Cloud para a indústria.

O hardware Quantum já foi disponibilizado anteriormente, porém é limitado nos tipos de computação que ele pode alcançar. Um computador quântico universal é capaz de resolver problemas que são demasiadamente grandes para um sistema convencional.

A IBM está em busca de parceiros e espera aumentar as capacidades do hardware com o passar do tempo. Além disso, a companhia também está fazendo melhorias em outras áreas do seu ecossistema quântico. Em maio do ano passado, por exemplo, a empresa lançou o IBM Quantum Experience, que oferece acesso online a um computador quântico de cinco qubits e, desde então, tem sido usado para milhares de experimentos.

Também está sendo lançada uma nova API que simplifica o processo de construção de uma interface entre o computador quântico de cinco qubits e computadores clássicos. A plataforma está sendo equipada com um simulador que pode modelar circuitos com até 20 qubits.

publicidade

Ainda no primeiro semestre de 2017, a IBM lançará um SDK para ajudar os usuários a criarem aplicativos simples e programas de software para uso com a Quantum Experience.

Se a IBM Q for um sucesso, poderia ajudar a determinar como os computadores quânticos são utilizados por pessoas comuns, bem como por pesquisadores e usuários corporativos.

Via Digital Trends