Se você estava achando que não valeria a pena investir no Project Scorpio (a versão mais potente do Xbox One, que será lançada neste ano) porque não tem uma TV 4K, pense novamente. De acordo com o site Windows Central, o novo console conseguirá mostrar gráficos melhores mesmo em televisões HD ou Full HD.

Isso será possível, em meio a outros fatores, graças a algumas atualizações de software que a Microsoft pretende lançar junto com o console. Uma delas é o “Shader Model 6 (SM6)”: trata-se de uma API usada para dar efeitos dinâmicos a luzes e sombras, e sua nova versão deve melhorar a performance dos jogos em qualquer resolução – e até mesmo o desempenho dos Xbox One atuais. 

publicidade

Nem tudo será software, no entanto. O console (que a Microsoft diz que será o mais potente já lançado) também poderá usar seu poder de processamento extra para otimizar o uso do “dynamic scaling” nos jogos compatíveis. Esse recurso permite que o console aumente ou diminua a taxa de quadros instantaneamente dentro de um determinado limite para manter a qualidade da imagem.

Super-sampleamento

publicidade

Mas a principal diferença que permitirá que o console mostre imagens mais bonitas mesmo em resoluções menores se chama “supersampling”, ou “super-sampleamento”. Ela funcionará com jogos que tiverem recursos e texturas em resolução 4K: nesses casos, o Project Scorpio conseguirá utilizar as informações dos recursos em resolução maior para deixar as imagens mais lisas e nítidas em HD e Full HD.

Esse “alisamento”, por sua vez, é aquilo que é conhecido como “anti-aliasing”. Para realizá-lo, o CPU e a placa gráfica precisam efetuar uma série de cálculos que permitem deixar os ângulos das imagens mais nítidos. No entanto, fazer isso exige muita potência computacional. O Project Scorpio conseguirá a façanha utilizando as informações dos recursos em 4K, o que “economiza” potência. O vídeo abaixo mostra como o anti-aliasing pode melhorar os gráficos:

publicidade

Outras novidades

publicidade

Quem tiver uma TV 4K terá ainda mais benefícios com o novo console. Ele virá com um leitor de discos Blu-Ray 4K e uma saída de vídeo HDMI 2.0a, que é compatível com HDR (alto alcance dinâmico) e Wide Color Gamut (um recurso para mostrar cores mais vibrantes). O Windows Central afirma que atualizações capazes de levar jogos a resoluções 4K no console devem chegar à maioria dos jogos do Xbox One.