Poucas empresas investem tanto em recursos novos em seus celulares quanto a Samsung, ao ponto de ser discutível se muitas destas funções não são desnecessárias para o uso satisfatório do aparelho. O fato é que, por apostar em muitos recursos, vários deles acabam passando despercebidos pelo público.

Aqui estão alguns deles:

publicidade

1. Captura de tela rápida

A sequência de botões que devem ser pressionados para fazer o famoso “print” da tela do celular pode variar de fabricante para fabricante no Android. O jeito mais conhecido de fazer isso nos aparelhos Galaxy é simplesmente é usar a combinação Home+Liga/Desliga.

No entanto, existe outra forma de fazer isso que não envolve pressionar botão nenhum. Basta passar a mão na tela do celular da esquerda para a direita ou no sentido contrário. A lateral da sua mão precisa estar em contato direto com a tela, como mostrado no GIF abaixo.

publicidade

2. Modo fácil

Você que lê o Olhar Digital provavelmente tem familiaridade com tecnologia e talvez saiba explorar funcionalidades do seu celular para extrair o máximo do aparelho. No entanto, este não é o caso para todo mundo. Algumas pessoas não têm tal conhecimento e precisam de uma interface simplificada.

A opção, em geral, está disponível logo na primeira vez em que o celular é ligado, ao sair da caixa. Caso o celular já tenha sido iniciado e configurado normalmente, a função pode ser ligada em “Configurações” > “Visor” > “Modo fácil”. 

publicidade

3. Use dois aplicativos ao mesmo tempo

Com a chegada do Android 7.0 (Nougat), o recurso de dois apps dividindo a mesma tela deve se tornar mais comum. No entanto, os aparelhos Galaxy têm esta função há muito tempo, embora nem todos os apps sejam totalmente compatíveis com o recurso.

Para usar, basta dar um toque longo no botão de gerenciamento de tarefas do Android. O app que você está executando será imediatamente relegado a metade do painel, e o celular dará a opção de escolher um segundo aplicativo para ocupar a outra metade.

publicidade

 4. Tela inteligente

Uma coisa que poucos sabem sobre os aparelhos Galaxy é que eles podem reparar quando você está olhando para a tela ou quando está distraído olhando para o nada. Assim, se você estiver olhando fixamente para o celular, lendo alguma coisa, a tela do smartphone não será apagada, causando aquela situação desagradável de ter que desbloquear novamente a tela para continuar lendo. Ao mesmo tempo, se você perdeu o foco na leitura, a tela desliga sozinha para economizar bateria.

Para isso, é preciso entrar em “Configurações” > “Recursos avançados” e ativar a opção “Suspensão inteligente”.

5. Use o celular com uma mão

Os celulares de hoje em dia estão ficando cada vez maiores. Apesar de a tendência ter suas vantagens, especialmente numa era em que se consome vídeo e se lê cada vez mais na tela do aparelho, a usabilidade com uma mão acaba ficando prejudicada.

Por isso, é interessante notar que existe um modo nos celulares da Samsung que diminui a área útil da tela e a coloca em um tamanho em que é mais fácil alcançar todos os cantos apenas com um polegar.

Para fazer isso, é necessário entrar em “Configurações” > “Recursos Avançados” > “Operação com uma mão” e ativar a opção “Reduzir o tamanho da tela”. Para ligar o modo “uma mão”, basta pressionar três vezes o botão Home em sequência