Um dos maiores mistérios modernos do mundo da informática pode ter sido resolvido no início desta semana. Isso porque Bill Gates finalmente se pronunciou sobre as acusações de que teria copiado as ideias de Steve Jobs durante a década de 1980 e as aplicado nos produtos da Microsoft, fato que teria irritado bastante o ex-presidente da Apple.

Antes de tudo é preciso entender o caso. Em 1985, a empresa de Gates lançou seu primeiro computador compatível com o sistema operacional Windows. O lançamento deixou Jobs bastante irritado e gerou acusações de que a Microsoft teria copiado completamente o sistema de um computador Macintosh. É claro que ambos haviam se encontraram depois do episódio em diversas ocasiões, mas a história nunca foi tirada a limpo de forma clara.

Reprodução

Durante um chat recente realizado no fórum Reddit, o empresário negou que uma empresa tenha copiado a outra. Ao que explica, as companhias foram beneficiadas pelo trabalho de outra empresa, a Xerox Parc, que havia criado uma interface gráfica que permitiu o avanço dos sistemas operacionais para computadores.

publicidade

“Eu contratei Charles Sumonyi e Steve contratou Bob Belville. Nós não violamos qualquer direito legal que a Xerox tinha, mas ela nos mostrou o caminho que o Mac e o Windows precisavam percorrer.”