agência espacial russa Roscosmos abriu ontem vagas para astronautas que queiram participar de uma viagem tripulada ao nosso satélite natural. A agência pretende escolher, até o final do ano, de seis a oito pessoas para essa próxima missão.

Os selecionados serão os primeiros a pilotar a nova espaçonave Federatsiya, desenhada para levar quatro tripulantes. Eles serão também os primeiros russos a viajar até a Lua; embora o país já tenha enviado diversos astronautas ao espaço, eles nunca pousaram na superfície lunar, segundo a agência russa de notícias Tass.

Requisitos

Como viajar para o espaço é bastante exigente do ponto de vista físico, a Roscosmos está em busca de candidatos bastante saudáveis: é necessário ter menos de 35 anos, ter altura entre um metro e meio e 1,88 metro e pesar menos de 90 quilos. Será possível se candidatar por correio ou se deslocando até o centro de treinamento de astronautas Star City, próximo de Moscou.

publicidade

De acordo com o Guardian, os possíveis astronautas passarão por baterias rigorosas de testes físicos e psicológicos, incluindo exames ginecológicos, para mulheres. Segundo Sergei Krikalyov, o diretor executivo das missões tripuladas da agência, “não haverá discriminação baseada em gênero ou cor de pele” durante o processo seletivo.

Fora essas características físicas, os candidatos também precisarão ter um diploma de engenharia, treinamento de piloto ou experiência de trabalho nas indústrias de aviação ou pesquisa espacial. Eles também precisarão ter inglês fluente e conhecimentos de rudimentos de TI.

A missão

Para o Guardian, essa missão tripulada é uma tentativa de reavivar as conquistas espaciais da era soviética. O processo seletivo representa a primeira vez que a Roscosmos faz uma chamada desse tipo desde 2012, e apenas a segunda vez em que ela faz recrutamento entre o público geral.

No entanto, a viagem ainda está longe de se concretizar. De acordo com o Engadget, um primeiro lançamento de testes com a nova espaçonave e os novos astronautas está programado para ocorrer em 2023; a viagem final até a Lua, porém, só deve acontecer em 2031.