Os mais de 10 anos de vida do PlayStation 3 devem chegar ao fim em breve. A página da versão de 500 GB do console no site japonês da Sony passou recentemente a indicar que os envios de novas unidados do dispositivo estão “programados para se encerrar em breve”.

De acordo com o Gematsu, o primeiro site a perceber a mudança, a empresa não deu uma data específica para o fim da produção. No entanto, segundo um tweet de uma loja japonesa da cidade de Kurume, a Sony notificou os revendedores de que a produção deve se encerrar ainda em março. O tweet pode ser visto abaixo:

publicidade

Quando o fim da produção ocorrer, só será possível encontrar o console em mercados de segunda mão, em versões usadas. Além disso, o mais provável é que, com esse encerramento, a Sony também deixe de liberar atualizações e de oferecer suporte para os produtos do console na PlayStation Store.

Longa vida

publicidade

Lançado em 3 de novembro de 2006, o PlayStation 3 teve um ciclo de vida de mais de 10 anos. Segundo o Engadget, essa é basicamente a vida útil de todos os consoles da Sony, desde o primeiro PlayStation (que deixou de estar disponível para vendas em 2005, 11 anos após seu lançamento no Japão).

Como o Engadget aponta, no entanto, esse encerramento já era esperado. Os PlayStation 3 devem perder o acesso à PlayStation Now em agosto, e o fluxo de novos jogos chegando para o console se encerrou em março. Por isso, o fim já era relativamente inevitável.