Já era possível jogar ‘Pokémon Go’, o imensamente popular jogo de pokémon para dispositivos móveis, no Apple Watch. No entanto, um desenvolvedor iOS queria ter mais jogos dos monstrinhos em seu relógio da Apple e, para isso, criou um emulador que permite rodar o jogo ‘Pokémon Yellow’ no Apple Watch.

Trata-se de Gabriel O’Flaherty-Chan, que atualmente chama a sua criação de “Giovanni” em homenagem ao vilão do jogo. De acordo com o BGR, ele já vinha desenvolvendo jogos para o relógio inteligente da Apple, mas decidiu trabalhar no emulador por estar insatisfeito com a quantidade de jogos que o Apple Watch tinha. O GIF abaixo mostra o jogo rodando:

Desafios

Como se pode imaginar, não foi fácil fazer o jogo de Game Boy Color funcionar bem no relógio. Como o desenvolvedor explica, “um dos maiores desafios foi encontrar um equilíbrio entre taxa de quadros e performance”. Ele, no entanto, se diz satisfeito com o resultado: “eu acho que responde à pergunta ‘é possível?'”.

Outro problema foi a questão dos controles: no Game Boy Color, o jogo usava praticamente todos os botões, o que obrigou O’Flaherty-Chan a usar praticamente o relógio inteiro (inluindo a coroa) como controlador. A imagem abaixo, feita pelo próprio desenvolvedor, mostra como os botões foram transpostos para o relógioReprodução

publicidade

De qualquer maneira, ainda é possível alterar os controles do jogo, já que o desenvolvedor deixou todos os arquivos do emulador disponíveis no GitHub em código aberto. De acordo com o Polygon, a ideia é que outros desenvolvedores iOS colaborem com o projeto para deixar o emulador ainda mais fácil de ser usado.

Essa, vale notar, não é a primeira vez que um jogo de outra plataforma vai parar no Apple Watch. Em outubro de 2015, pouco depois do relógio ter sido lançado, um pessoal conseguiu fazer ele rodar o clássico “Doom”.