Normalmente, a Nasa envia veículos exploradores de tamanho grande, chamados de “Rovers”, para explorar as superfícies de outros planetas. No entanto, a agência espacial estadunidense anunciou recentemente um novo tipo de robô, chamado de Puffer, que pode servir de parceiro para os Rovers nas próximas investigações espaciais.

“PUFFER” na verdade é uma sigla de “Pop-Up Flat Folding Robot”, algo como “robô dobrável capaz de se manter plano”. Esse nome não é à toa: o Puffer é capaz de se dobrar até ficar bem fininho e, mesmo assim, continua sendo capaz de se mover. Com isso, ele se torna um candidato ideal para explorar cavernas e outros espaços pequenos em solo extraterrestre, como pode ser visto no vídeo abaixo:

Indo aonde os outros robôs não vão

Além das rodas especiais, que possibilitam que o robô suba degraus, vença ladeiras de até 45 graus e se “abaixe” para passar em locais apertados, o Puffer ainda tem dois painéis solares para se manter carregado. Como pode ser visto no vídeo, ele também tem uma espécie de “rabo” que serve para lhe dar mais estabilidade.

publicidade

Ele atualmente precisa ser controlado via Bluetooth por outro dispositivo. No entanto, a Nasa pretende dar a ele capacidades de movimentação autônoma. Com isso, o robô poderá trabalhar sem intervenção humana e até atuar com outros Puffers para superar obstáculos ou coordenar a exploração de uma área. Segundo o gerente de projeto do Puffer, Jaako Karras, “pequenos robôs como ele podem mudar a maneira como nós fazemos ciência em Marte”. 

Como o TechCrunch explica, os Puffers poderão ser enviados para Marte, no futuro, dentro de um rover. Assim, a agência espacial poderá associar a autonomia e a resistência do robô maior com a agilidade dos robôs menores. A Nasa ressalta que eles já foram testados com sucesso na superfície terrestre, em locais arenosos e com neve, e que ele também pode ser usado na Terra, para entrar em locais cavernas vulcânicas ou outros ambientes de difícil acesso.