Menos de uma semana após o Google Maps anunciar um recurso para ajudar amigos a se encontrarem em locais lotados, o Facebook anunciou uma novidade semelhante para o Messenger. Trata-se de um recurso que permite que os usuários compartilhem a localização em tempo real com seus contatos do aplicativo.

O recurso funcionará com um botão em formato de flecha na barrinha de conversa do Messenger. Ao apertar o botão, o usuário verá a opção de compartilhiar sua localização ao vivo por meio do aplicativo. A princípio, a localização é compartilhada por uma hora, mas o usuário pode encerrar esse envio de informações antes, caso deseje. O vídeo abaixo mostra como a novidade funcionará:

Quando outra pessoa compartilhar a localização dela com você, outras informações também aparecerão. Além de ver onde ela está no mapa, você também poderá conferir uma estimativa de quanto tempo ela deve levar para chegar até você, e um ícone de relógio que mostra por quanto mais tempo ela pretende compartilhar a localização com você.

publicidade

-> WhatsApp: dicas, histórias e tudo o que você precisa saber
-> Facebook: confira a história e dicas para usar a rede social com segurança
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo

Marcando no mapa

Além desse recurso, também será possível compartilhar locais estáticos, de maneira semelhante ao que o WhatsApp permite fazer. Para isso, em vez de apertar o botão de “Compartilhar Local ao Vivo”, o usuário poderá apertar num ícone de alfinete vermelho. Então, basta escolher um local no mapa e apertar “enviar”. Esse recurso é útil para marcar um ponto de encontro, por exemplo.

Compartilhar seu local ao vivo, por sua vez, pode ser útil para quem quer encontrar amigos em meio a multidões. Entretanto, como esse recurso exige que o GPS do dispositivo fique constantemente compartilhando a posição com o Messenger, ele pode acabar gastando muita bateria. Por isso, é bom ficar esperto e só usar quando necessário.

De acordo com o Facebook, o novo recurso está começando a ser liberado hoje para Android e iOS. Por isso, ele deve chegar ao longo dos próximos dias com uma atualização do aplicativo. E, se a empresa colocou esse recurso em um de seus aplicativos de mensagem, é possível que em breve ele seja levado também para o WhatsApp.