Depois de até mesmo seus manuais já terem vazado, a Samsung anunciou hoje oficialmente seus novos smartphones top de linha: o Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus. Como seria de se esperar, os dois aparelhos têm configurações de ponta, mas a principal novidade é a Bixby, uma assistente virtual da Samsung que “concorre” com a Siri e o Google Assistente.

Os dispositivos têm o que a Samsung chama de “tela infinita”: seus displays Super AMOLED de 5,8 e 6,2 polegadas quase não têm bordas em volta. Também por esse motivo, são os primeiros Galaxy a não ter o botão Home ou os botões capacitivos na parte da frente: eles foram substituídos por botões virtuais. O sensor biométrico do aparelho, por sua vez, foi deslocado para a traseira, ao lado da câmera, para ser usado com o indicador.

Especificações

A diferença entre o Galaxy S8 e o S8 Plus fica basicamente por conta do tamanho. Fora isso, os dois vêm com o mesmo processador Snapdragon 835 ou equivalente da Exynos e 4 GB de RAM que rodarão o Android 7.0. De acordo com alguns testes que já vazaram na internet, essa configuração de hardware deve ser suficiente para fazer deles os smartphones mais potentes já lançados

publicidade

Em termos de memória, os novos Galaxy virão em opções de até 64 GB de armazenamento, com espaço para cartão microSD. Os dois aparelhos terão tela com resolução de 1440 por 2960 pixels, o que permite dividir a tela em duas partes quadradas para executar dois apps ao mesmo tempo. A câmera traseira tem 12 MP e é capaz de gravar vídeos em 4K. O dispositivo frontal, por sua vez, tem sensor de 8 MP.

O celular tem saída para fone de ouvido e, mesmo assim, possui certificação IP68 de resistência contra água. O dispositivo também traz recursos interessantes de biometria: ele tem um scanner de íris que permite desbloquear o smartphone com os olhos e capacidade de reconhecimento facial, o que permite que o dispositivo só seja desbloqueado quando o rosto de seu usuário for reconhecido.

Outras novidades interessantes são: possibilidade de reproduzir áudio em dois fones Bluetooth ao mesmo tempo, suporte ao Samsung Pay – plataforma que permite o pagamento utilizando o smartphone -, e o carregamento sem fio. Nesse último caso, é provável que o carregador sem fio seja vendido separadamente.

Reprodução

Há também outra sutil diferença entre os dois: o tamanho da bateria. No S8, o componente tem 3.000 mAh de capacidade, enquanto que a bateria do S8 Plus tem 3.500 mAh. Em teoria, essa diferença deve servir para garantir que os dois aparelhos tenham a mesma duração de bateria, já que o S8 Plus tem tela maior e, por isso, consome mais carga.

O smartphone será oferecido em cinco cores diferentes.

Hello, Bixby

O recurso mais diferente que o S8 e seu irmão maior trazem é a Bixby, a nova assistente virtual da Samsung. Ela funciona basicamente da mesma maneira que a Siri ou o Google Assistente e pode ser acionada por meio de um botão físico no aparelho ou quando é chamada pelo nome. 

A Bixby pode ser usado para responder a perguntas básicas e dar informações sobre trânsito e meteorologia. Ela também reconhece o padrão de uso do dispositivo e é capaz de oferecer sugestões de artigos, vídeos, aplicativos, marcar alarmes e definir lembretes.

Uma capacidade interessante dela se chama “Bixby Vision”: ele usa a câmera para escanear e reconhecer objetos próximos ao usuário e oferecer informações sobre eles. É também capaz de reconhecer texto e traduzir para outras línguas. 

O Olhar Digital está no evento a convite da Samsung e esta nota será atualizada em breve.