O Facebook anunciou hoje que pretende habilitar para todos os usuários um recurso que já estava disponível para algumas páginas: doações. A rede social possibilitará que usuários criem “vaquinhas” em seus perfis para arrecadar dinheiro de seus amigos para uma causa determinada.

A ideia é que a ferramenta seja usada pelos usuários para angariar fundos para, por exemplo, ajudar a pagar a cirurgia de um amigo, ou ajudar um conhecido a custear seus estudos. O vídeo abaixo, feito pela própria rede social, mostra como o recurso vai funcionar:

Causas nobres

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Isso não significa que você poderá simplesmente criar um link por meio do qual as pessoas poderão lhe enviar dinheiro pelo Facebook, no entanto. A rede social informou que pretende, inicialmente, permitir pedidos de doação em seis categorias:

– Educação: para custear cursos, materiais ou suprimentos de sala de aula;

– Medicinal: para pagar por terapias, tratamentos e operações médicas;

– Medicinal veterinário: o mesmo do de cima, mas para animais de estimação;

– Alívio de crise: para situações emergenciais, como catástrofes naturais ou questões humanitárias;

– Emergência pessoal: para casos como incêndio domiciliar, acidente de automóvel ou roubo; e

– Funeral e perdas: para ajudar a pagar pelos encargos funerários após a perda de uma pessoa próxima.

Fora isso, a rede social informou que pretende implementar um processo de verificação de pedidos de doação. A ideia é que cada solicitação passe pelas mãos da rede social antes de ser iniciada. Ainda assim, o procedimento de aprovação deve levar menos de 24 horas. Quem quiser doar poderá fazer isso “em poucos toques com [métodos de] pagamento seguro sem nunca sair do Facebook”, diz a rede.

Pedindo ajuda a amigos

Como o The Next Web aponta, a principal vantagem do Facebook quanto a doações é que ele permite que você peça diretamente aos seus amigos. Assim, os pedidos de ajuda serão mostrados em uma plataforma que muitos dos conhecidos dos solicitantes utilizam todo dia.

No mesmo anúncio, a empresa também divulgou que permitirá a páginas verificadas inserir pedidos de doações em suas transmissões de vídeo ao vivo. A ideia é permitir que marcas, pessoas famosas e outras empresas ajudem a arrecadar dinheiro para causas que apoiem. Os dois recursos, no entanto, só estão disponíveis para usuários dos EUA, e chegarão aos usuários da versão beta do app no mundo todo ao longo das próximas semanas.