O Telegram quer voltar a estar à altura do WhatsApp em termos de recursos. Para isso, os desenvolvedores anunciaram nesta quinta-feira, 30, o lançamento da ferramenta de chamadas de voz pela internet.

O aplicativo promete que o novo recurso seguirá a tradição de segurança máxima do Telegram e, para garantir que as ligações entre os usuários não serão interceptadas, criou uma nova interface de verificação de chaves de criptografia.

publicidade

O mecanismo foi simplificado ao máximo, mas sem perder a segurança. Agora, para ter certeza de que a conversa é segura, os usuários só precisam comparar quatro emojis. Se as duas pontas da conversa estiverem vendo os mesmos quatro emojis, significa que a conversa foi interceptada por algum ataque do tipo man-in-the-middle.

O Telegram também diz que o recurso se baseia em inteligência artificial, que coleta informações do seu dispositivo para otimizar o desempenho das chamadas. Usando redes neurais que aprendem sobre velocidade da rede e outras informações sobre a qualidade da conexão, o aplicativo é capaz de otimizar a qualidade dependendo da situação. Se você estiver na rua, usando internet 3G ou 4G, o sistema pode se adaptar para consumir menos dados e, na conexão Wi-Fi, aumentar a qualidade ao máximo para melhorar a comunicação.

publicidade

O recurso começou a ser distribuído desde já para o público no oeste da Europa e deve ser distribuído para outras regiões dentro de pouco tempo, informa o Telegram.