Deve ser votado nesta semana o Projeto de Lei 5587/16, que quer regulamentar os aplicativos de transporte que atuam no país. O texto propõe mudanças em duas leis e quer transformar o transporte individual de passageiros em uma atividade exclusiva de taxistas, já que obriga os motoristas a terem licença, letreiro iluminado e taxímetro em seus automóveis para exercer a função.

O projeto pode inviabilizar a atividade de empresas como Uber, Cabify e até serviços de motoristas em aplicativos como o 99 e o EasyTaxi.

publicidade

Diante da possibilidade, os apps decidiram se posicionar e pedir aos clientes que se manifestem contra a proposta. “O texto que deve ser submetido ao plenário pretende, sob a promessa de ‘regulamentar os aplicativos’, transformar os seus serviços e os serviços prestados pelos motoristas parceiros em sistemas convencionais de táxi”, aponta a Uber, em um comunicado em seu site.

A Uber aproveitou ainda para enviar aos 513 deputados um convite para que testem seus serviços. “Antes de votar, pegue um Uber”, sugere o convite.

publicidade

Reprodução

“Nossos deputados federais irão votar um projeto que pode acabar com aplicativos de transporte privado no Brasil. Uma iniciativa ruim para os motoristas, que perdem sua fonte de renda, e ruim para você, que perde seu direito de escolha por um pop”, pontua a 99, em um e-mail enviado aos seus usuários.

publicidade

Reprodução

A expectativa é de que a votação aconteça ainda nesta semana.

publicidade