Depois de alguns meses de espera, o Creators Update do Windows 10 está disponível para download e instalação. A atualização do sistema operacional começará a ser distribuída pelos canais convencionais a partir do dia 11 de abril, mas a Microsoft já liberou as ferramentas para quem quiser fazer a atualização manual imediatamente.

O update traz uma nova gama de recursos interessantes e alterações de interface que devem facilitar a personalização e a usabilidade. Entre as novidades estão uma nova Central de Ações, maior controle sobre as cores do sistema operacional, melhorias no Microsoft Edge, um novo Paint, capaz de criar imagens em 3D, mais controle sobre opções de privacidade, além do Game Mode, que promete melhorar desempenho de jogos desativando processos secundários do computador para direcionar mais recursos computacionais para o game.

publicidade

A Microsoft já deixou claro que quem optar por esperar a atualização pelas vias convencionais pode demorar alguns meses para ter acesso às novidades, já que o processo de distribuição será lento e gradual para evitar problemas que, segundo a própria empresa, poderiam “quebrar a internet”.

Então, se você está com pressa e quer colocar as mãos nos novos recursos desde já, o processo abaixo é o melhor caminho. Veja como fazer:

publicidade

1. Baixe o Assistente de Atualização

Você pode entrar neste site da Microsoft e clicar em “Atualizar agora” para baixar o software. Outra alternativa é baixar o programa clicando diretamente neste link.

publicidade

Reprodução

2. Abra o programa que você acabou de baixar

publicidade

Ele faz uma verificação da versão do seu sistema operacional e indica um update. O Creators Update é a versão 15603 do Windows 10, então o assistente deve mencionar a versão, como destacado na imagem abaixo.

Reprodução

3. Clique em “Atualizar Agora”

O assistente fará uma breve verificação para saber se seu PC tem os requisitos para rodar a atualização. Caso haja compatibilidade, a atualização será imediatamente baixada.

Reprodução

4. Aguarde

A atualização será feita em segundo plano e você será notificado após o download e a preparação para instalação. Você terá a opção de selecionar um horário para instalar o sistema ao fim do processo, então você não precisa fazer isso imediatamente.

Saiba mais sobre Windows 10 clicando aqui.