No começo de 2015, a empresa japonesa Suidobashi Heavy Industry mostrou o Kuratas, um robô armado gigante que podia ser comprado por US$ 1 milhão. A empresa estadunidense MegaBots, vendo o robô, mostrou o seu próprio modelo (o Mark III, ou Mk. III) e desafiou os japoneses para um duelo. Eles aceitaram e, após arrecadar fundos no Kickstarter, o duelo ganhou data para acontecer.

De acordo com a MegaBots, o combate acontecerá em agosto de 2017, num local ainda não especificado. Como a empresa ressalta, a luta sofreu um atraso após sua localização ter ficado indisponível, por isso faz sentido que o novo local seja mantido em segredo, por enquanto. O vídeo de anúncio da data do duelo pode ser visto abaixo:

A MegaBots promete que mais informações sobre sua criação e sobre o evento serão divulgadas conforme a data se aproximar. Um detalhe importante que ainda falta ser esclarecido é o próprio Mk. III, que ainda não foi mostrado montado inteiramente, embora partes dele já possam ser vistas no canal do YouTube da empresa. No entanto, eles garantem que o robô será mostrado na região de São Franciso em maio.

publicidade

Por sua parte, a Suidobashi Heavy Industry tem se mantido relativamente silenciosa sobre o duelo: seu site oficial faz poucas menções ao evento. O Kuratas, seu robô, pesa 4,5 toneladas e tem cerca de quatro metros de altura. Ele se compara de maneira relativamente desfavorável com o Mark III, que, montado, deverá medir cerca de 4,8 metros e pesar 12,5 toneladas.

O duelo será transmitido ao vivo pelo YouTube, e poderá ser visto tanto no canal da MegaBots quanto no da empresa japonesa. No entanto, como o evento ainda está a quatro meses de distância, é possível que os robôs sofram modificações consideráveis até a data.