A empresa alemã E-Volo revelou hoje na feira de aviação AERO o Volocopter 2X, um veículo voador autônomo movido por 18 rotores elétricos. A ideia da empresa é começar a oferecê-lo já em 2018 como um táxi coador autônomo, que os passageiros poderão chamar por aplicativo para voar até seu destino.

“Em 2018, os primeiros modelos do Volocopter 2X com licenças especiais estão programados para ser usado como táxis voadores em projetos-piloto”, diz a empresa. No entanto, ela diz que nesses primeiros vôos o veículo ainda terá um piloto. O motivo disso, no entanto, não é tecnológico: a regulação de aviação alemã exige que um veículo desse tipo tenha sempre um piloto presente.

publicidade

Reprodução

Como pode ser visto nas imagens acima, a aeronave tem um design sofisticado. Sua cabine tem espaço para duas pessoas (dois passageiros, considerando que a versão final dele não terá piloto) e ele consegue pousar e decolar verticalmente, o que, como o The Verge aponta, é essencial para que ele possa operar em áreas urbanas.

publicidade

Movido a eletricidade, o Volocopter 2X usa nove baterias de íon de lítio para voar por, no máximo, 27 minutos. Ele consegue atingir velocidades de 70 quilômetros por hora, mas a sua velocidade de cruzeiro ideal é de 50 km/h. Dessa maneira, ele consegue viajar pouco mais de 27 quilômetros com uma carga das baterias, que levam duas horas para carregar. No entanto, a ideia da empresa é que suas baterias sejam trocadas a cada voo, para mantê-lo em atividade constante.

Táxis voadores podem parecer algo saído dos Jetsons, mas eles devem, de fato, chegar em breve. Além da E-Volo, há outras empresas interessadas na área, como a Airbus: tradicionalmente conhecida por seus aviões de passageiro de grande escala, a empresa também já deu detalhes sobre um veículo de funcionamento semelhante ao Volocopter 2X.

publicidade