Quando seu notebook não está ligado a uma tomada, é importante escolher bem os softwares que você usa, com o objetivo de economizar bateria. E, pelo menos segundo um teste da Microsoft, o navegador Edge é a melhor opção para manter o laptop funcionando por mais tempo.

Com a chegada do Windows 10 Creators Update, o navegador da Microsoft também foi repaginado. Aproveitando a oportunidade, a empresa divulgou um vídeo em que compara o uso de energia do seu browser contra o Chrome e o Firefox e, pelo menos neste teste, a vantagem foi total para o Edge.

O teste envolveu a reprodução de um vídeo do Vimeo em tela cheia até que a bateria dos laptops se esgotasse. Para isso, a Microsoft usou três unidades idênticas do Surface Book rodando o Windows 10 Pro com a compilação 15603. A empresa também desligou recursos como localização e sensor de luz-ambiente, zerou o volume e limpou o cache de cada navegador. Você pode conferir a metodologia completa aqui.

publicidade

O resultado foi amplamente favorável ao Edge. O computador rodando o navegador da Microsoft resistiu 751 minutos (cerca de 12 horas e meia), enquanto o Chrome teve um resultado 35% pior, com 557 minutos (9 horas e 17 minutos), e o Firefox alcançou uma marca 77% abaixo, com 424 minutos (7 horas e 4 minutos).

Como o Windows Central aponta, por mais que a Microsoft tente ser transparente com relação à sua metodologia, é sempre bom desconfiar um pouco dos resultados, mas é um fato que a atualização trouxe uma série de novidades em termos de otimização no consumo de energia.