O Moto Z Play é talvez um dos celulares mais interessantes do mercado no momento, por vários motivos. O tempo tem sido seu amigo, fazendo com que um aparelho bom, mas caro demais em seu lançamento, tenha ficado progressivamente mais acessível, aproximando-se de outro grande competidor do momento, o Zenfone 3.

Abaixo estão as características que fazem o aparelho ser uma das opções mais interessantes para quem está procurando um novo celular. Algumas dessas características fazem o Moto Z Play parecer uma opção melhor até mesmo que seu irmão mais caro, o Moto Z.

publicidade

Bateria sensacional

O Moto Z Play é um celular intermediário-premium, e não tem vergonha de assumir isso com suas configurações compatíveis com sua faixa de preço: o processador Snapdragon 625 e a tela de 5,5 polegadas com resolução 1080p. Não é nada espetacular, mas as especificações razoavelmente simples trazem uma grande vantagem: um baixo consumo de energia.

publicidade

O aparelho também deixa de lado a ditadura dos eletrônicos finos e assume um design mais gordinho e pesado. Isso traz uma vantagem prática muito grande, permitindo abrigar uma bateria grande de 3.600 mAh. Quando se soma a bateria de alta capacidade com o baixo consumo de energia, você tem um celular que pode superar os dois dias de uso antes de precisar de uma nova recarga.

Android puro

publicidade

Talvez seja o maior diferencial em comparação com os concorrentes da faixa de preço. O Android puro tem se tornado uma raridade no mercado, com os celulares Nexus deixando de ser lançados e com o Google sem qualquer indício de que pretende lançar o Pixel no Brasil.

Usar o Android do jeito que o Google projetou normalmente vira um hábito, um costume que é bastante difícil de largar pela simplicidade e agilidade. E a Motorola é neste momento a única empresa que se dedica a alimentar esse hábito.

publicidade

Moto Snaps

A forma como a Motorola abraçou os snaps como uma parte do design do Moto Z e do Moto Z Play garantiu aos aparelhos o título de mais inovadores de 2016 pelo Olhar Digital. Sim, é um fato que a maioria dos acessórios são caros e pouco viáveis, mas eles também podem ser bastante úteis se você conseguir algum deles barato (em uma viagem, por exemplo).

Talvez o mais interessante seja o snap de bateria, que adiciona mais algumas horas de energia ao celular, que já tem uma bateria extremamente resistente. Daria para passar o final de semana acampado no meio do nada sem acesso a energia elétrica e ainda voltar com bateria de sobra.

Entrada de fone de ouvido

Este item é importante especialmente na comparação com o irmão mais caro, o Moto Z. Para quem está indeciso entre os dois modelos, o Moto Z Play suporta qualquer fone de ouvido sem precisar de adaptador, enquanto o Moto Z tem apenas uma porta USB-C, como o iPhone 7, que só tem uma entrada Lightning.

O caso do Moto Z é até um pouco mais desagradável do que o do iPhone, porque a Apple ao menos fornece um fone Lightning na embalagem, enquanto o aparelho da Motorola traz na caixa um fone para entrada P2. Ou seja: você não tem opção além de usar o adaptador.

Preço

O Moto Z Play não é tão acessível quanto um Moto G, mas essa não é a sua intenção. O aparelho certamente é compatível com o que o mercado oferece na faixa de preço, sendo bastante parecido em vários aspectos com o Zenfone 3 em custo e benefício. Em uma pesquisa rápida, foi possível encontrá-lo por R$ 1.600, o que está próximo do valor cobrado pelo Moto G5 Plus, que é significativamente inferior em vários aspectos.