GIFs normalmente são vídeos curtos e repetitivos, que não duram mais que alguns segundos. No entanto, o artista finlandês Juha Van Ingen criou uma obra com o objetivo de mudar essa percepção. Trata-se de “ASLAP”, abreviação de “As Long As Possible” (“Por tanto tempo quanto possível”), um GIF com duração de mil anos.

O GIF, que começou a ser reproduzido em março deste ano, e por isso só terminará de ser reproduzido no ano de 3017. Por mais que seja comprido, ele não é lá muito interessante: ele é composto por números brancos em um fundo preto, sendo que cada número fica exposto na tela por dez minutos antes de dar lugar ao próximo. No vídeo abaixo, o artista fala mais sobre a obra:

A obra foi adquirida pelo Kiasma Museum of Contemporary Art, na Finlândia, que assumiu a responsabilidade de manter a obra funcionando até que ela chegue ao final. Mesmo depois do fim do GIF, o museu pretende mantê-lo rodando repetidamente em seu acervo, por tanto tempo quanto puder.

publicidade

Para isso, a instituição não apenas expôs a peça como também criou cópias físicas dela rodando de maneira sincronizada em outros locais. Assim, se algo der errado com a obra exposta, uma cópia pode substituí-la sem que ela precise ser recomeçada. O artista também criou uma “cápsula do tempo” para o caso de que tudo dê errado: nela estão um backup do arquivo do GIF, uma descrição da obra, uma descrição do formato GIF e cópias impressas do código do GIF, para que ele possa ser recriado.

Mesmo com todas essas precauções, Van Ingen disse em entrevista ao Oddity Central que considera a obra “muito otimista”, porque ela depende das gerações futuras para chegar até o fim. E como ao que tudo indica nenhum de nós estará aqui se isso acontecer, abaixo é possível ver o último quadro do GIF (depois do qual ele voltará para o número 1):

Reprodução