O Facebook anunciou, nesta sexta-feira, 14, que, após seis meses de operação, colocou fim a um grupo que mantinha contas falsas para espalhar spam pela rede social.

Segundo uma publicação no blog da empresa, a equipe de segurança da plataforma descobriu sinais suspeitos de contas em Bangladesh, Indonésia, Arábia Saudita e vários outros países.

publicidade

“Descobrimos que a maior parte dessa atividade foi gerada não por métodos tradicionais de criação de contas, mas por meios mais sofisticados que tentam mascarar o fato de que as contas são parte da mesma operação coordenada. Eles usaram truques para evitar a detecção, incluindo redirecionar seu tráfego através de proxies que disfarçavam sua localização”, explicou Shabnam Shaik, gerente de programas técnicos do Facebook.

Aparentemente, a intenção dos criminosos era ganhar novas conexões interagindo com páginas populares, para depois começar a enviar os spams.

publicidade

“Nossos sistemas foram capazes de identificar uma grande parte desta atividade ilegítima. Também recebemos ajuda de nossos parceiros, que nos alertaram para atividades suspeitas que nos ajudaram a identificar contas adicionais que faziam parte da mesma campanha”.

O Facebook não deixou claro quantas contas foram desativadas e se isso prejudicou as páginas que foram envolvidas.

publicidade

[TechCrunch]