No mês passado, a Samsung revelou que os seus novos smartphones Galaxy S8 e S8 Plus podem ser desbloqueados através de um sistema de reconhecimento da íris, ao invés de utilizar a digital como é feito em outros aparelhos.

Como o esperado, o marketing por trás da digitalização da íris afirma que a tecnologia é mais segura que o uso de impressões digitais. Porém, Mark Clifton, CEO da Princeton Identity, empresa por trás do reconhecimento da íris do Galaxy S8, foi além e afirmou que o sistema é melhor que a tecnologia de escaneamento de digitais do FBI.

Segundo o executivo, o serviço de inteligência norte-americano usa 13 pontos de identificação por impressão digital, o que significa uma pessoa pode ter até 130 identificadores únicos, considerando os 10 dedos das mãos. Já o scanner de íris do Galaxy S8 pode registrar até 200 características de identificação de uma única íris – com o celular digitaliza os dois olhos, ele é capaz de registrar 400 pontos de reconhecimento.

É discutivelmente injusto comparar duas tecnologias completamente diferentes, mas, ainda assim, é impressionante que a tecnologia de identificação em um smartphone que será comercializado em breve seja, aparentemente, mais eficaz do que uma utilizada pelo FBI.

publicidade

Além disso, não está claro quantos pontos de identificação o scanner de impressões digitais do Galaxy S8 – ou de qualquer outro smartphone – pode registrar e mesmo que sejam tão precisos quanto a tecnologia de fingerprinting do FBI, a afirmação de Clifton indica que as impressões digitais não são tão seguras quanto os globos oculares.

[Business Insider]