O Google Fotos é mais do que um aplicativo em que você despeja suas imagens aproveitando o armazenamento ilimitado na nuvem prometido pela empresa. Um dos recursos mais legais do serviço é a capacidade de estabilizar vídeos tremidos, mesmo que eles já tenham sido gravados anos atrás.

Hoje em dia, cada vez mais celulares já saem de fábrica com algum tipo de recurso para estabilização de imagem, seja eletrônica, por meio de software, seja óptica, com componentes especiais que permitem que a lente do aparelho não seja tão afetada pelos tremores da sua mão. No entanto, vários smartphones mais baratos não contam com o recurso, fazendo com que ainda hoje muitos vídeos sejam registrados sem estabilização.

publicidade

O recurso do Google não faz milagre, mas ajuda bastante e até mesmo pode melhorar vídeos que já foram nativamente estabilizados. Ele corta um pouco das bordas do vídeo original e analisa cada um dos quadros para ajustar o enquadramento da imagem de forma dinâmica para anular o tremor natural da mão. O conteúdo original também é preservado, caso o usuário não goste do resultado.

Veja como fazer:

publicidade

1. Abra o Google Fotos;

2. Procure por algum vídeo da sua preferência;

publicidade

3. Toque no ícone do lápis, na parte inferior da tela;

Reprodução

publicidade

4. Toque na opção “Estabilizar” e espere;

O processo pode demorar um pouco, dependendo da resolução e extensão do vídeo.

Reprodução

5. Ao final do processo, toque em “Salvar”.

Reprodução

Veja o exemplo:

O passo a passo acima mostra o procedimento que eu fiz com um vídeo próprio que foi registrado basicamente sem estabilização. Você pode conferir o antes e depois logo abaixo. As diferenças são gritantes: