Um fato que a Samsung não divulga muito sobre o Galaxy S8 é que ele tem componentes diferentes dependendo de qual parte do mundo você o compra. Nos Estados Unidos, o aparelho utiliza um processador Snapdragon 835, top de linha da Qualcomm, enquanto no resto do planeta o chipset é um Exynos 8895, desenvolvido pela própria Samsung.

A empresa promete que as duas versões têm desempenho idêntico ou, pelo menos, muito parecido. Mas a afirmação da Samsung também precisa ser verificada em testes, e foi isso que o site GSMArena fez.

O site realizou vários testes de benchmark que atestaram leves diferenças entre os dois modelos. Mais interessante ainda foi o fato de que as duas versões também foram comparados com alguns dos principais concorrentes como o iPhone 7, o Google Pixel, o LG G6 e o Huawei Mate 9.

Para a comparação, a publicação usou as duas versões do Galaxy S8+. Veja como o aparelho se sai contra ele mesmo e contra a concorrência:

publicidade

Teste de CPU: GeekBench 3

Reprodução

Teste de CPU: GeekBench 4

Reprodução

Teste de CPU: AnTuTu

Reprodução

Quando os testes avaliam o poder da CPU do Galaxy S8+ fica claro que há, de fato, poucas diferenças entre as duas versões do aparelho. A versão com Snapdragon obtém uma pequena vantagem em alguns testes, enquanto a edição Exynos fica um pouquinho na frente em outras. Também chama a atenção que o S8+, mesmo sendo o aparelho mais novo no mercado, ainda fica atrás do iPhone e do Huawei Mate 9 em alguns critérios, mas dá um banho no resto dos aparelhos Android.

A segunda parte do teste envolve avaliar se há alguma diferença entre os desempenhos das diferentes GPUs do Galaxy S8+ e compará-las diante da concorrência. Veja os resultados:

Teste de GPU: GFX 3.1

Reprodução

Os testes com o GFX 3.1 mostram que a versão internacional do Galaxy S8+ se sai consistentemente melhor que a versão americana do aparelho, com a GPU Mali-G71 presente no chipset Exynos obtendo leve vantagem sobre a Adreno 540 do Snapdragon. Em termos gráficos, a versão internacional é um pouquinho melhor, portanto, mas dificilmente isso se reflitirá em uma experiência negativa de uso para a versão com Snapdragon.

Também é notável que mais uma vez o S8+ não foi o rei unânime, mesmo com a vantagem de ser o aparelho mais novo e teoricamente com as melhores especificações do mercado. Em algumas situações, ele é superado pelo iPhone 7 Plus, pelo Xperia XZs, pelo OnePlus 3T e pelo Huawei Mate 9.