Brigas entre casais não é algo anormal, mas pode desgastar o relacionamento ao longo do tempo. Mas e se fosse possível prever quando os desentendimentos vão acontecer? Em breve, isso será possível.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, usaram a inteligência artificial para analisar padrões de linguagem e sinais fisiológicos com o objetivo de detectar conflitos em casais.

publicidade

Ao todo, 34 casais utilizaram smartphones e wearables equipados com algoritmos de aprendizagem que poderiam identificar padrões na fala e fisiologia, como o aumento da frequência cardíaca e na temperatura corporal (pesquisas anteriores mostram que esses dois sinais estão associados a conflitos), além de palavras mais usadas durante as discussões.

Enquanto o celular coletava gravações de áudio e rastreava os participantes através do GPS, um sensor no tórax media a frequência cardíaca e uma pulseira inteligente media a temperatura. Depois, o smartphone pedia que a pessoa informasse se houve uma briga quando detectada. O sistema foi capaz de identificar com precisão o conflito em 79,3% dos casos.

publicidade

Agora, o próximo passo do projeto é fazer com que a tecnologia preveja as brigas antes mesmo que elas aconteçam. Um aplicativo, então, poderia enviar alertas, levando a exercícios de relaxamento e ajudando os casais a se entenderem.

[Digital Trends]