O Galaxy S8 está chegando, e poderá ser comprado no Brasil dentro de duas semanas. No entanto, os usuários serão presenteados com um botão que simplesmente não tem função. Sim, porque o botão de ativação do Bixby não terá utilidade prática enquanto o assistente não estiver disponível em português, o que não deve acontecer tão cedo. Neste momento, o software não está disponível nem mesmo em inglês.

Isso fez com que a comunidade Android começasse a se mexer para desenvolver métodos alternativos de aproveitar o botão temporariamente inútil do Galaxy S8. Primeiro, foi desenvolvido um app chamado Button Mapper, bloqueado rapidamente pela Samsung. Agora foi criada outra alternativa chamada BixRemap, que ainda funciona para alterar a função do botão do Bixby. Não se sabe se a Samsung permitirá isso por muito mais tempo.

O BixRemap tem uma única e simples função. Em vez de puxar o Bixby, o botão fará com que o sistema abra o Google Now no lugar, que é um assistente muito mais difundido, presente em quase todos os celulares Android e compatível com praticamente todos os idiomas.

O aplicativo não é perfeito, também. Ele não permite selecionar qual aplicativo será aberto no lugar do Bixby. Mais incômodo, no entanto, é o fato de que o Google Now só será aberto após o Bixby ser iniciado, o que faz com que haja um pequeno atraso para abrir seu assistente de preferência.

publicidade

A questão é até quando isso vai funcionar. Quando desativou o primeiro aplicativo que prometia a função, a Samsung alegou motivos de segurança, afirmando que ele usava uma vulnerabilidade no sistema para interceptar um o comando de executar o Bixby para transformar em um comando genérico. Na prática, a verdade é que a empresa não quer seu botão proprietário direcionado para outras funções que não sejam a execução do seu assistente proprietário.

[SlashGear]