O Galaxy S8 é sem dúvida o principal lançamento de 2017 até o momento, e o mais interessante é que ainda há coisas a serem descobertas sobre o aparelho. Isso inclui o fato de que a câmera frontal do celular possui mecanismos para estabilização óptica de imagem (OIS), mas que não foram aplicados ou anunciados pela Samsung.

O canal do YouTube JerryRigEverything realizou uma desmontagem do Galaxy S8 que permitiu observar mais de perto essa peculiaridade sobre a câmera frontal. Ao desacoplar a lente do aparelho, foi possível perceber que o sensor não é estático e apresenta uma maleabilidade característica dos aparelhos com estabilização óptica. Você pode ver no vídeo abaixo, a partir de 4:00.

Para quem não sabe, existem dois tipos de estabilização de imagem, que é um recurso feito para tentar minimizar o tremor da sua mão na hora de fotografar ou registrar um vídeo. A mais simples é a eletrônica, em que a imagem é processada por meio de software para tentar eliminar o tremor; a segunda, mais avançada, é a estabilização óptica, que possui mecanismos físicos que tentam manter a lente no lugar, anulando o movimento da sua mão.

publicidade

O problema da segunda alternativa é o fato de que ela requer componentes específicos que ocupam espaço físico dentro do celular. Isso não é uma questão tão grande com as câmeras traseiras, que já são mais robustas por natureza. No entanto, o sensor para selfies costuma ser menor e mais discreto, dificultando bastante sua aplicação, o que explica por que poucos podem fazer isso.

Fica claro que a Samsung cogitou fazer uso da tecnologia em sua câmera frontal. O que não é claro é por que a empresa não ativou o recurso, que não é mencionado na lista de especificações do aparelho e também não foi anunciado em momento algum no material publicitário.

[PhoneArena]