O Facebook está colocando em prática mais um passo do seu plano para tentar acabar com a disseminação de notícias falsas na rede social. A empresa anunciou nesta terça-feira, 25, que está lançando uma nova versão do algoritmo que indica artigos relacionados ao que o internauta está lendo.

A ideia é reforçar o filtro de notícias. Agora, as sugestões de artigos de leitura vão aparecer antes mesmo de o usuário clicar na notícia que apareceu no seu feed, e não após o clique.

publicidade

A alteração visa permitir que os usuários possam identificar notícias falsas antes mesmo de abri-las, já que eles poderão ler os títulos de outras notas e, com isso, ter acesso a “perspectivas e informações diferentes”. Além disso, a maioria dos links terá as suas informações verificadas por parceiros do Facebook.

O que fica claro é a ideia do Facebook de, além de combater a disseminação de notícias falsas, tentar dar aos seus usuários uma nova visão acerca dos assuntos sobre os quais eles querem ser informados. Se essa prática vai ou não funcionar, isso ninguém sabe.