As telas AMOLED têm algumas vantagens técnicas sobre o LCD, mas elas também têm um problema muito chato: o burn-in. É um erro que acontece quando uma imagem é exibida por muito tempo, fazendo com que ela fique queimada permanentemente na tela. Com o Galaxy S8, esse foi um desafio que a empresa precisou enfrentar com alguma inventividade.

Até o S8, todos os celulares da Samsung tinham botões físicos; agora, o aparelho tem teclas de navegação virtuais integradas à tela. O botão Home, inclusive, fica ligado 100% do tempo, mesmo quando o restante do painel está apagado. Isso significa que os botões estão permanentemente no mesmo espaço do display, criando um alto risco de burn-in que estragaria um celular caríssimo com uma tela excelente.

Para evitar essa situação, a Samsung criou uma técnica extremamente discreta, mas que não passou despercebida por entusiastas. O pessoal do GalaxyClub.nl percebeu que o botão se movimenta muito levemente enquanto o aparelho está inativo. São apenas alguns milímetros, mas é o suficiente para que haja uma alternância de pixels acesos, evitando o burn-in. Enquanto o celular está em uso, a atividade do aparelho é suficiente para evitar a queima, e os botões permanecem estáticos.

Esse é um problema que a Samsung já precisou enfrentar, mas de uma forma diferente, com o Galaxy S7. Na ocasião, a empresa trouxe a tela “Always-on”, em que o aparelho exibia informações enquanto o celular estava inativo com a tela apagada. O risco de burn-in também era grande, e a empresa utilizou a mesma ideia de fazer com que o widget se movimentasse no display de tempos em tempos.

publicidade

[GalaxyClub, PhoneArena, SamMobile]