O Instagram anunciou hoje que chegou a 700 milhões de usuários mensalmente ativos. O número – que vem para confirmar a dominância do Instagram sobre o Snapchat, que ele não cansa de copiar – aproxima o Instagram de outros aplicativos do Facebook, como o Messenger e o WhatsApp, que já têm mais que um bilhão de usuários.

De acordo com a rede social, os últimos 100 milhões de usuários chegaram “em um ritmo nunca antes visto”: em 15 de dezembro de 2016, o Instagram atingiu a marca de 600 milhões de usuários, com os novos 100 milhões chegando em pouco mais de quatro meses. Além disso, o número de usuários do aplicativo dobrou em menos de dois anos.

A rede social atribui esse crescimento rápido à sua habilidade de “conectar amigos no Instagram”, e ao fato de que eles tomaram “as medidas necessárias para simplificar e aprimorar o processo de registro de novas contas”. Com essas mudanças, o ritmo de ingresso de novos usuários teria aumentado. 

Depenando a concorrência

publicidade

Por mais que a conquista do Instagram seja admirável, as mudanças recentes do aplicativo não são tanto assim. Na metade do ano passado, a rede social ganhou a função “Instagram Stories”, que copiava o Snapchat (e que o Facebook, na sequência, continuou a incluir em absolutamente todos os seus aplicativos). 

Funcionou: desde janeiro de 2017, a queda no número de usuários do Snapchat se tornou perceptível, ao mesmo tempo que o ritmo de entrada de novos usuários no Instagram aumentou. Dessa maneira, a análise de que o Instagram chegou a essa meta “roubando” usuários do Snapchat não é de todo equivocada.