A Samsung criou um aplicativo que oferece uma solução simples e eficiente para o problema de combinar o smartphone com a direção. O app se chama In-Traffic Reply e está operando atualmente em fase beta com “centenas” de pessoas, segundo informou a companhia.

O que o serviço faz é estabelecer respostas automáticas para serem enviadas quando a pessoa estiver em trânsito — seja no carro ou na bicicleta. O In-Traffic Reply descobre esses momentos com ajuda dos sensores de movimento do smartphone e se ativa sozinho.

Há três opções de resposta: uma mais séria, que diz apenas “Estou dirigindo, então não posso responder no momento”; outra mais divertida, que vem acompanhada de uma animação; ou uma personalizada, preparada pela própria pessoa.

O lançamento ao grande público ocorrerá no meio de maio. A Samsung não informou se qualquer pessoa com Android poderá usar o serviço ou só quem possui aparelhos da sua marca. Sabe-se apenas que, ao menos num primeiro momento, o In-Traffic Reply não poderá ser usado por quem tem iPhone, já que ele será lançado no Google Play.