Houve um tempo em que empresas acharam que seria uma boa ideia lançar eletrônicos com carcaça transparente, que permitia ao usuário ver o interior do aparelho e conhecer um pouco mais dos componentes. Essa moda, feliz ou infelizmente, passou, mas deixou alguns órfãos, que passaram a imaginar coisas como: “E se o Galaxy S8 fosse transparente?”

Felizmente, existem pessoas com o conhecimento técnico necessário para satisfazer essa curiosidade mórbida. O canal do YouTube JerryRigEverything realizou o processo para transformar um S8 novinho em algo que se parece com o clássico Game Boy transparente dos anos 1990, e mostrou o passo a passo para quem estiver se sentido aventureiro.

publicidade

Para isso, foi necessário remover a traseira do celular aquecendo a peça e usando uma ferramenta especial. Depois, foi preciso desconectar o leitor de impressão digital e a câmera do smartphone dos circuitos internos, e também descolá-los do painel traseiro. Em seguida, foi usado removedor de tinta para deixar o vidro transparente. A partir daí, bastou colocar tudo de volta no lugar.

publicidade

Nesse processo, algumas coisas foram perdidas. Primeiro, a garantia do celular já não vale mais, obviamente. O aparelho deixou de ter garantia IP68, que atesta que o smartphone é à prova d’água, e, além disso, o S8 também perdeu a capacidade de recarga sem fio, já que o youtuber removeu um componente para melhorar a visualização das partes internas do dispositivo.

Vale a pena? Provavelmente não, mas agora ele tem em mãos um smartphone único. E, se resolver vender, deve haver quem pague um preço até maior do que o de um Galaxy S8 normal. Mas certamente não é um processo recomendável para quem não tem o conhecimento técnico para desmontar e montar de novo um smartphone.