A Microsoft bem que tentou reformular um dos principais erros que fizeram o seu sistema operacional virar piada ao longo dos anos, mas a “tela azul da morte” continua firme e forte aterrorizando os usuários do Windows 10. O erro fatal ganhou esse infame apelido porque obriga o usuário a reiniciar a máquina. Por isso, o tutorial abaixo explica como corrigir o erro de uma vez por todas.

Antes de tudo: backup

Antes de mais nada é importante criar um backup para que seus arquivos pessoais fiquem seguros caso algo aconteça. Você pode fazer isso pelo próprio Windows, mas o indicado é usar uma fonte externa. Por isso, não hesite em utilizar pendrives, HDs sobressalentes e serviços de armazenamento digital.

Entenda o problema

publicidade

Para saber como resolver o problema, você precisa saber qual é o problema. Assim, recrie seus passos para identificar qual programa ou ação está fazendo com que o Windows entre em pane. Cheque também se a causa está relacionada com somente um programa, ou com diferentes softwares.

No caso da primeira opção, tente reinstalar a aplicação e veja se o problema foi resolvido. No caso de diferentes softwares, busque por alguma relação entre eles. Por exemplo, se o seu computador fica travando ao rodar diferentes jogos pesados, pode ser que a falha esteja relacionada com a sua placa gráfica.

Outra maneira mais simples de saber qual pode ser o problema é identificar se a imagem de erro apresenta algum código específico que caracteriza a falha. Se sim, anote-o e busque na internet para saber o que realmente está acontecendo. Na imagem abaixo, por exemplo, há a indicação “HAL_INITIALIZATION_FAILED”.

Reprodução

Hardware problemático

Se você trocou a sua placa de vídeo, adicionou mais memória RAM na sua máquina ou fez qualquer outra alteração de hardware, pode ser que o problema esteja relacionado com algum defeito nas placas instaladas. Troque-as e faça o teste.

Atualizações

Manter os softwares das placas do seu computador atualizadas é importantíssimo para garantir o bom funcionamento do PC. Verifique também seu o Windows está com atualizações pendentes. Ás vezes o erro pode ser por conta de algum bug do próprio sistema operacional e que já foi corrigido pela Microsoft.

Saiba mais sobre Windows 10 clicando aqui.