O Street View é um sistema lançado pelo Google em 2007 que permite aos usuários do Google Earth ou Google Maps ver as ruas de uma cidade em 360 graus. As imagens são captadas por funcionários e carros especiais montados pelo próprio Google.

Em breve, porém, qualquer um vai poder criar imagens para o Street View – ou quem tiver dinheiro para isso. A empresa anunciou nesta quarta-feira, 10, que vai começar a vender câmeras de 360 graus, por meio de fabricantes parceiras, prontas para serem usadas para alimentar o Street View.

Para isso, o Google criou um “padrão de qualidade” que será oferecido a câmeras selecionadas. Entre as fabricantes parceiras na empreitada estão Samsung, GoPro, Insta360 e outras. Cada uma vai cair em uma de quatro categorias distintas, criadas para identificar a função de cada câmera.

As categorias são: “mobile ready”, para câmeras que se conectam a smartphones e enviam as imagens para o Street View rapidamente por meio de um app; “auto ready”, para equipamentos feitos para serem montados em carros; “VR ready”, para dispositivos de realidade virtual; e “workflow ready”, câmeras que virão com o software do Street View embutido.

publicidade

As primeiras câmeras certificadas pelo Google para criar imagens para o Street View devem começar a chegar ao mercado já neste ano.