Os relógios inteligentes perderam um pouco de espaço no mercado, mas isso não significa que a tecnologia não possa ser usada para outros objetivos, além de acompanhar as atividades do usuário.

A diretora de pesquisa e inovações da Microsoft, Haiyan Zhang, desenvolveu o Emma Watch, um relógio que ajuda a reduzir os tremores nas mãos de pessoas diagnosticadas com Mal de Parkinson. O nome Emma Watch foi dado em homenagem a Emma Lawton, uma designer de 33 anos que, por causa da doença, viu sua carreira prejudicada por não ser capaz de desenhar uma linha reta ou sequer assinar seu nome por causa dos tremores.

O dispositivo emprega motores vibratórios, semelhantes aos encontrados em telefones celulares, para levar o cérebro a se concentrar em outra atividade ao invés de tentar controlar os membros do paciente, estabilizando os tremores. Com isso, a pessoa consegue restaurar a capacidade de escrever, por exemplo.

Zhang conta que o tremor acontece porque o cérebro de Lawton está em guerra consigo mesmo. Enquanto uma metade do órgão tenta mover a mão, a outra metade tenta pará-la. Os dois sinais conflitantes acabam amplificando um ao outro, como se um lado quisesse gritar mais alto que o outro, causando os tremores. Com o dispositivo no pulso, esse ciclo é interrompido, permitindo que a designer conseguisse segurar a caneta com firmeza novamente.

publicidade

Embora o relógio tenha um longo caminho a percorrer até que possa ser comercializado, é uma solução rápida para uma doença que ainda não tem cura e os avanços da medicina ainda são lentos.

Veja o vídeo:

[Mashable]