O Google está investindo cada vez mais para provar que seu aplicativo de mensagens, o Allo, é o mais inteligente do mercado. Além de vir integrado com o Assistente, o app agora também consegue transformar suas selfies em stickers personalizados, tudo graças ao poder da inteligência artificial.

O recurso, que começou a aparecer nesta semana para usuários do Allo para Android, usa as redes neurais do Google para transformar o rosto de qualquer pessoa em um conjunto de adesivos coloridos. Em um post no seu blog oficial, a empresa explicou em detalhes como o sistema funciona.

“Nós exploramos como nós poderíamos permitir que um algoritmo escolhesse as características qualitativas [de um rosto] de uma maneira semelhante à como as pessoas fazem”, escreveu Jennifer Daniel, diretora de expressões criativas da equipe do Allo no Google.

Em outras palavras, os desenvolvedores buscaram uma maneira de fazer com que um software (no caso, o Allo) reconhecesse as principais características físicas de um usuário sem depender apenas de valores numéricos – como a cor dos pixels que formam a pele, por exemplo. O importante, segundo Jennifer, era que o sticker final lembrasse o usuário em suas características principais, que fosse reconhecível pelos amigos, e não apenas “realista”.

publicidade

Para transformar uma selfie em sticker, basta tocar no ícone em sinal de adição na barra de texto de uma conversa, depois no ícone de um adesivo, em seguida no ícone de adicionar adesivo e, por fim, em “Transformar uma selfie em adesivos”. O sistema cria o sticker automaticamente depois que a foto é tirada, deixando ainda algumas opções de personalização.

O app cria um pacote de stickers com várias expressões diferentes baseadas no seu rosto. A novidade começou a aparecer lentamente para todos os usuários do Allo nesta semana, mas, por enquanto, só está disponível para quem usa Android.