A página ModZero descobriu nesta semana que notebooks da HP poderiam estar gravando tudo o que o usuário digitasse no PC. A espionagem, segundo o site, era feita acidentalmente, como resultado de uma ferramenta que não estava funcionando direito. Uma atualização de 2015 nos dispositivos da HP, que traz uma série de recursos de diagnóstico, inclui um que consegue detectar se uma tecla determinada é pressionada.
O problema é que o sistema, por um erro, passou a identificar todas as teclas pressionadas. Outra atualização, lançada há pouco tempo, arquivava tudo o que era digitado no sistema do usuário e pode ser acessada no sistema facilmente.
Esse arquivo é apagado cada vez que o usuário faz logout, mas, quem tem algum tipo de backup pode recuperar todos esses dados. O site recomenda que os usuários que tenham dispositivos da HP verifiquem se há um arquivo chamado “MicTray” instalado. É importante também apagar a pasta de registros, que pode conter senhas e informações confidenciais.
A HP afirma que está ciente do problema e que já desenvolveu uma atualização, que deve ser disponibilizada aos usuários em breve.
Confira a lista completa de dispositivos que podem ser afetados: