Fique atento ao clicar em um link do WhatsApp. Um novo vírus usa o endereço “шһатѕарр.com” para distribuir um adware pelos computadores do usuário. Esse tipo de arquivo malicioso apresenta ao usuário anúncios indesejados, que podem atrapalhar a utilização do dispositivo, espionar as atividades e atrapalhar o desempenho do dispositivo e seu consumo de dados.

Reprodução

publicidade

A página oferece o download do aplicativo em cores diferentes, algo que costuma atrair a atenção de muita gente. Ao clicar em um botão para fazer o download da versão, a página solicita que o usuário compartilhe a página com seus amigos. Em seguida, o site afirma que o recurso só funciona em desktops e que, para isso, é preciso baixar uma extensão para o Chrome chamada “Black Whats”. O arquivo já foi baixado por mais de 10 mil pessoas.

Como se proteger

publicidade

Para não cair em golpes como esse é importante não clicar em links desconhecidos e verificar sempre se o endereço URL é correto. Não acredite em páginas que oferecem recursos que ainda não existem em aplicativos populares, como o WhatsApp, o Facebook, o Instagram, entre outros. Outra dica importante é não compartilhar mensagens sem saber se elas são verdadeiras com os amigos. Isso pode ajudar a evitar a propagação de vírus e links maliciosos.

[TheNextWeb]

publicidade