Na última sexta-feira, 12, quando o mundo sofria a maior onda de ciberataques por ransomware da história, um jovem do Reino Unido descobriu, por acidente, uma maneira de interromper o avanço do arquivo nocivo. Embora ele tenha preferido não revelar o próprio nome, tabloides ingleses como o Daily Telegraph, The Sun e The Mirror logo acharam seu nome – Marcus Hutchins.

Hutchins é um especialista em segurança digital de 22 anos que, enquanto investigava sobre o ataque, registrou um domínio de internet. O domínio, no entanto, estava ligado ao WannaCry: ele funcionava como uma espécie de “botão desligar” do malware: quando o domínio entrava no ar, o malware podia parar de se reproduzir. Mais tarde, ele admitiria não saber que registrar o domínio teria esse efeito:

Depois de seu nome ter sido revelado pelos tabloides, o Guardian conseguiu realizar uma breve entrevista com o rapaz. Nela, ele diz que não se considera um herói: “Eu só estava meio que fazendo o meu trabalho, e eu não acho mesmo que seja um herói”, comentou. O vídeo gravado pelo site pode ser visto abaixo:

publicidade

Exposição

Embora Hutchins já tenha, até certo ponto, se conformado com a notoriedade que ganhou, ele não ficou muito satisfeito com o fato de tabloides terem descoberto seu nome. Logo após ter sido “revelado” pelas publicações, ele comentou no Twitter: “Sempre achei que eu seria exposto por pessoas que ficam em blogs de hacking [skids], mas parece que jornalistas são 100x melhores em expor pessoas”:

Após o ocorrido, a vida de Hutchins ficou bem estranha. Segundo sua conta do Twitter, seu celular não para de apitar com notificações nem por um segundo, e, como Hutchins diz no vídeo, ele basicamente não dorme há três dias. O especialista também não ficou feliz com o fato de que, como ele não tem nenhuma foto de divulgação, os jornalistas pegaram fotos antigas suas nas quais ele não aparece de maneira muito elogiosa.

Mas essa exposição teve pelo menos um aspecto positivo. Um dos tabloides que falou sobre Hutchins dedicou um parágrafo inteiro ao fato de que ele gostava de pizza. O texto deixou o jovem perplexo, já que ele não entendeu de onde o tabloide tirou essa informação. De qualquer maneira, a rede britânica de fast food Just Eat UK deu um ano de pizza grátis ao especialista em segurança por sua contribuição à sociedade: