Um garoto de 11 anos impressionou uma plateia de especialistas em segurança ao invadir dispositivos conectados via Bluetooth para controlar o seu urso de pelúcia.

O norte-americano Reuben Paul viajou para uma conferência de segurança cibernética na Holanda para demonstrar sua descoberta. “De aviões a automóveis, de smartphones a casas inteligentes, qualquer coisa ou qualquer brinquedo pode fazer parte da internet das coisas”, afirmou o menino durante sua apresentação.

publicidade

Paul possui um urso conectado à nuvem via Wi-Fi e Bluetooth para receber e enviar mensagens. Para manipulá-lo, ele conectou em seu notebook um Raspberry Pi e, em seguida, digitalizou os dispositivos que estavam conectados via Bluetooth e baixou dezenas de números de acesso.

Depois disso, usando a linguagem Python, ele foi capaz de invadir seu urso através de um dos números, então ligou as luzes do brinquedo e gravou um áudio. “A maioria das coisas conectadas à internet tem conexão Bluetooth. Eu basicamente mostrei como eu poderia me conectar”, explica Paul.

[Mashable]