Seja para fazer uma brincadeira com seus amigos, seja para criar um vídeo estiloso, é extremamente fácil embutir áudio em algum vídeo disponível na galeria do seu celular e compartilhá-lo na internet em sua plataforma de preferência, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp.

Para isso, é só ter as ferramentas corretas. Existem vários apps de edição de vídeo gratuitos e leves no Android; uma delas é o Filmora Go, que funciona muito bem e não coloca marca d’água no vídeo. Você pode baixá-lo neste link.

publicidade

A seguir, veja como substituir o áudio do vídeo:

1. Abra o app;

publicidade

2. Toque em “Criar Novo Vídeo”;

Reprodução

publicidade

3. Procure o vídeo que quer editar;

O aplicativo divide os vídeos em pastas. Se você tiver várias pastas, pode ter que vasculhar um pouco até achar o que você quer editar. Toque no vídeo assim que o encontrar e pressione “Adicionar” para incluí-lo no projeto, então pressione “Seguinte” para avançar para a área de edição.

publicidade

Reprodução

4. Para acrescentar uma faixa de áudio, pressione “Música”;

Nessa área, você precisará pressionar o botão “+”, que permitirá que você procure por algum som no seu celular. Entre em “Downloaded” ou em “Minha biblioteca” para procurar o arquivo de som no seu aparelho.

Reprodução

5. Após selecionar o arquivo de som, pressione “Okay”;

6. Assista à prévia e confirme apertando “Okay” novamente;

7. Você pode remover o som do vídeo original no menu “Editar”;

Ao fazer isso, entre na opção “Audio Mixer”. A barra vermelha, sob o ícone da câmera, representa o áudio original do vídeo. Você pode mover a barrinha até o 0% para eliminar totalmente o som o original.

A barrinha azul, sob o ícone de uma nota musical, representa o volume do arquivo de áudio que você acrescentou. Você pode colocá-lo em 200% se quiser que o som fique estourando e altíssimo, mas 100% é o ideal para manter a qualidade. Após terminar, pressione “Okay” para confirmar e pressione mais uma vez para sair das opções de áudio.

Reprodução

8. Pressione “Salvar” para gravar o resultado.

O vídeo será salvo no seu celular. Após a conclusão do processo, toque em “Salvar para o rolo da câmera” para guardar o vídeo junto com o resto das imagens e vídeos no seu celular.

Como remover a propaganda do app no final

O Filmora Go é grátis, o que o torna bastante acessível. O ponto negativo é que ele também inclui alguns segundos a mais no vídeo para promover seu aplicativo. Felizmente, remover o recurso é extremamente fácil. Só é necessário ter o Google Fotos no seu celular.

1. Abra o Google Fotos;

2. Procure e abra o vídeo que você editou mais cedo;

3. Toque no ícone do lápis;

Reprodução

4. Corte o final do vídeo;

Há uma pequena barrinha no canto direito inferior da tela que pode ser deslizada para remover a parte final do vídeo. Conforme você a desliza para a esquerda, vai eliminando os segundos finais do vídeo.

Reprodução

5. Toque em “Salvar” para concluir.