Focado exclusivamente em cobrir tudo que concerne ao universo dos emojis, o site Emojipedia lançou uma ferramenta curiosa na última terça-feira, 23. Ela permite saber quão popular é cada caractere.

A partir de agora, internautas que visitarem o extenso banco de dados da Emojipedia poderão acessar a novidade a partir de um botão que foi incluído às páginas de todos os emojis.

Por exemplo, para saber como anda a performance do emoji de cachorro, basta acessar este link e rolar até o fim da página, em que há a opção “Statistics”. Tocar ali faz com que um quadro do Google Trends se abra mostrando a evolução de uso em relação àquele emoji — que, pelo que mostra a ferramenta, nunca esteve tão bem, em termos de preferência dos usuários.

 Reprodução

publicidade

Se optar por expandir o quadro, o internauta terá a oportunidade de comparar emojis. No exemplo acima, é possível incluir, digamos, o gato — que chegou a ser muito mais popular em 2013, mas hoje é menos usado que o emoji canino.

A Emojipedia avisa que, como a novidade é baseada na ferramenta do Google, que capta dados de até cinco anos atrás, nem todos os emojis vão ter dados para mostrar, já que alguns são muito novos para possuir os parâmetros necessários.